CAMPANHA GAÚCHA

Características da região: Localizada entre os paralelos 29 e 31 Sul.

Altitude: Entre 100 e 360 m.

Relevo: Coxilhas, marcadas por planícies e por pequenas elevações.

Solo: Basáltico e arenoso, com boa drenagem.

Vegetação: Campestre/Estépica.

Bioma: Pampa/Campos Sulinos/ Pradarias.

Clima: Temperado – invernos frios com mínima próximo à 0°C, verões quentes, pouca pluviosidade e elevada amplitude térmica, chegando aos 40°C.

Diversidade: Há presença de Matas Ciliares, Matas de Galerias e Matas de encostas, bem como diversidade entre os campos/gramíneas.

Hidrografia transfronteiriça

Entre o encontro de rios como Rio Ibicuí e o Rio Quaraí, forma-se o do Rio Uruguai, divisa entre o Brasil, Argentina e Uruguai. Parte da Campanha Gaúcha também recebe corpo hídrico subterrâneo, o Aquífero Guarani representa a segunda maior fonte de água doce subterrânea do planeta, dele estando 157.600 km2 no Rio grande do Sul.

No verão, entre os meses de dezembro a fevereiro, os dias ficam com iluminação solar extensa, contendo praticamente 15 horas diárias de insolação, o que colabora para a rápida maturação das uvas e também ajuda a garantir uma elevada concentração de açúcar, fundamental para a produção de vinhos finos de alta qualidade, complexos e intensos.

A região

A Campanha Gaúcha tem na alma do homem da terra, ligado à pecuária e à agricultura, a força motriz da região. Terra vasta, uma imensidão ao horizonte.

O terreno que se espalha também pelo Uruguai e pela Argentina garante uma cumplicidade com os hermanos do outro lado do Rio Uruguai. Os costumes se assemelham e os elementos locais emprestam rusticidade original: o cabo de osso das facas, o couro nos tapetes, a tesoura de tosquia que ganha novas utilidades.

Terra fértil e de gente apaixonada pela labuta, a Campanha Gaúcha é famosa pelo gado que produz, e exemplares de seus rebanhos estão entre os mais premiados do Brasil, e para acompanhar, atualmente os vinhos da região já são reconhecidos, não só no País, como também no exterior.

A Vitivinicultura na Campanha

Há mais de 150 anos, antes mesmo da abolição da escravatura, a fronteira Oeste do Rio Grande do Sul já produzia vinhos de mesa que eram exportados para os países do Prata (Uruguai, Argentina e Paraguai) e vendidos no Brasil.

A primeira vinícola registrada do Brasil ficava na Campanha Gaúcha. Com paredes de barro e telhado de palha, fundada por José Marimon, a vinícola J. Marimon & Filhos iniciou o plantio de seus vinhedos em 1882, na Quinta do Seival, onde hoje fica o município de Candiota.

E o mais interessante é que, desde o início da elaboração de vinhos na região, os vinhos da Campanha Gaúcha comprovam sua qualidade recebendo medalha de ouro, conforme um artigo de fevereiro de 1923, do extinto jornal Correio do Sul de Bagé.

Tradições

churrasco

Acredita-se que o hábito do churrasco de fogo de chão teve início com os tropeiros, que deixavam a carne assando enquanto faziam a lida do campo. Uma gastronomia rústica em que os gaúchos guardam o segredo de um bom churrasco, através de temperos e corte ideal da carne.

Chimarrão

Bebida símbolo do Rio Grande do Sul, o chimarrão, também conhecido como mate, é um legado dos índios Guaranis. Presente no dia a dia, constitui-se de uma das tradições mais representativas de nosso povo.

Tradicionalmente é cevado sem açúcar, preparado em uma cuia, obtida a partir do porongo e sorvido através de uma bomba. É a bebida proveniente da infusão da erva-mate, embora seja feito com água quente, não pode estar fervida para que, com seu calor excessivo, não “queime” a erva e nem a boca, e tire as propriedades medicinais da bebida.

Danças tradicionalistas

Dos passos ordenados e cadenciados a verdadeiros espetáculos, com rodados e sapateados, as danças gaúchas são a primeira expressão típica que se mantêm sempre vivas de geração para geração por meio das invernadas nos Centro de Tradições Gaúchas (CTGs).

Pela tradição Gaúcha a dama é chamada de “prenda” e o cavaleiro de “peão”, e as vestimentas normalmente são típicas de invernos, mais conhecidas como as pilchas, citando as bombachas acompanhadas de botas de cano longo, lenço no pescoço, os ponchos e, as boinas e chapéus. Os vestidos longos, bordados e com babados muito usados pelas prendas e camponesas até o século XIX. A vestimenta foi oficializada pela Lei 8813 de janeiro de 1989, como um traje de honra para ambos os sexos.

Cavalo Crioulo

Considerado como símbolo do Rio Grande do Sul, seja com ou sem arreios, o cavalo crioulo tem sua importância e sua honra levada por todos os gaúchos pela sua resistência, versatilidade e forma rústica.

IP CAMPANHA GAÚCHA

  • Selo atestará origem e qualidade dos vinhos produzidos na Campanha Gaúcha.

  • Apoiada pela pesquisa científica, conquista impulsionará enoturismo na região.

  • Relevo favorece a colheita mecanizada, reduzindo os custos de produção.

  • A Campanha Gaúcha está localizada em faixa de latitudes de regiões vinícolas reconhecidas pela qualidade: África do Sul, Austrália, Argentina, Chile, Uruguai e Nova Zelândia.

  • Indicação vai popularizar o terroir da região dos pampas.

Graças à organização dos produtores da região, os vinhos finos tranquilos e espumantes da região da Campanha Gaúcha conquistaram a Indicação Geográfica (IG), que confere o direito de uso do signo que atesta a origem da bebida. Solicitada pela Associação dos Produtores de Vinhos Finos da Campanha ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), a IG foi concedida na modalidade Indicação de Procedência (IP), cuja obtenção contou com fundamental apoio da pesquisa científica.

O selo garante que o vinho daquela garrafa expressa as características da região na qual foi produzido. Para chegar a esse resultado, a bebida deve ser fruto de uma rigorosa fase de produção de uvas na área delimitada, bem como de elaboração, na qual devem ser atendidos os requisitos estabelecidos no Caderno de Especificações Técnicas, que define desde as variedades de uva autorizadas para a elaboração dos vinhos, até a etapa de sua degustação, quando um painel de especialistas avalia se o vinho pode receber a atestação de conformidade como produto da Indicação de Procedência Campanha Gaúcha. 

Ver Matéria completa EMBRAPA

IMAGENS DA CAMPANHA gaúcha