O percurso da Rota Vinhas e Vinhos da Campanha

A Rota Vinhas e Vinhos reúne as vinícolas da Região da Campanha, no Rio Grande do Sul/Brasil.
A gastronomia regional é regada pelos melhores vinhos em meio à paisagem do Pampa, do amanhecer ao pôr do sol. Hoje, a qualidade dos vinhos e dos espumantes ultrapassa fronteiras e a Indicação de Procedência é o registro do seu potencial e de sua história.

A produção do vinho tem como base o terroir da Região Turística do Pampa Gaúcho e da Fronteira, do Rio Grande do Sul/Brasil, localizadas entre os paralelos 29º e 31º sul, numa altitude de 100 a 300 metros.

Esse território é moldado pelo Bioma Pampa, compartilhado com o Uruguai e a Argentina, países que marcam as fronteiras da região.

Candiota / Bagé

Batalha Vinhas e Vinhos

O fio condutor da produção da Batalha Vinhas e Vinhos é a história, a sua terra e o seu tempo. Na mesma terra onde ocorreu a Batalha do Seival (origem da República Riograndense, em 1823), foram plantadas as primeiras parreiras da Campanha (1888) e que deram origem a primeira produção e comercialização de vinho brasileiro, pela Vinícola Marimon.

Os resultados são vinhos encorpados, cheios de narrativas, que podem ser degustados ao redor de um fogo de chão que, lentamente, a seu tempo, prepara um magnífico churrasco.

Estância Paraizo

A Estância Paraízo e os Vinhedos Don Thomaz y Victoria estão localizados em meio ao Bioma Pampa e à sua tradição foi somada a produção de vinhos finos, nos anos 2000, bem como o projeto agrosilvo-pastoril.

Junto ao Galpão de Pedra (1790) são preparadas as refeições a serem harmonizadas com os melhores dos vinhos.

Outra atração é a experiência Vinhos sob as Estrelas, que reúne uma observação guiada do céu acompanhada dos vinhos da Estância.

Peruzzo

Localizada em Bagé, a Vinícola Peruzzo reúne, na mesma propriedade, a vinícola, os vinhedos, o espaço de recepção e um amplo espaço de lazer. Essas condições oportunizam a realização de eventos, de caminhadas, de momentos de reflexão (Gruta de Santa Tecla) e de apreciação da natureza.

O Sol, que se põe sobre os vinhedos, encanta com seu espetáculo de cores. Será mais uma oportunidade de experimentar a gastronomia da Campanha com os vinhos e espumantes Peruzzo.

Quinta do Seival (Miolo)

O Grupo Miolo é composto por quatro vinícolas e o seu crescimento acompanha a paixão da família que, desde 1897, trabalha na vitivinicultura e inova ano a ano.

Na Região da Campanha, a Vinícola Seival Miolo está localizada em Candiota, e seus vinhedos ocupam 200 hectares produzindo anualmente 1,3 milhões de litros de vinhos, com as marcas Seival, Quintas do Seival e Sesmarias.

Dom Pedrito / Santana do Livramento

Almadén (Miolo)

Localizada em Santana do Livramento, a Vinícola Almadén, do Grupo Miolo, é considerada uma das mais tradicionais vinícolas do Brasil, fundada em 1973.

Sua produção de uvas é decorrente dos vinhedos que ocupam 450 hectares e produzem quatro milhões de litros de vinho por ano. Seus vinhos jovens e frutados acompanham as tendências do Novo Mundo.

As visitas, degustações e refeições são realizadas sob agendamento.

Cerros de Gaya

A Estância e Vinhos Cerro de Gaya está localizada entre Bagé e Dom Pedrito.

A riqueza dos vinhedos e das oliveiras está delicadamente cercada pelos jardins, que reúnem as particularidades da flora do Pampa Gaúcho. E ao final das tardes o espetacular Pôr do Sol da Campanha nos brinda com seu esplendor.

É nesse cenário (Wine Garden) que será oferecida uma harmonização com os produtos desta terra: azeite, vinho e espumante.

CORDILHEIRA DE SANT´ANA

A Cordilheira de Sant´Ana está localizada em Sant´Ana do Livramento, muito próxima ao Uruguai, aos pés do Cerro de Palomas. o que forma uma paisagem belíssima.

Os visitantes não precisam agendar horário para suas visitações. Durante a semana, o horário de atendimento é das 8 às 16 horas e nos finais de semana e feriados, das 9 às 18 horas. Quando se trata de grupos turísticos com mais de 10 pessoas, recomenda-se o agendamento prévio.

Venha conhecer a CORDILHEIRA DE SANT´ANA e se encantar com as belas paisagens e os excelentes vinhos produzidos!

Guatambu

A Vinícola Guatambu é uma vinícola boutique com administração familiar. Sua tradição e excelência ultrapassam fronteiras. Desde 2013, com a inauguração de seu complexo enoturístico, vem tornando-se referência de modernidade, tecnologia, charme e estilo.

O almoço mensal é uma tradição e aguardado com ansiedade pelos apreciadores de uma boa refeição harmonizada com os melhores vinhos.

Uruguaiana / Itaqui

Bodega Sossego

A Bodega do Sossego é mais um empreendimento familiar na fronteira da Campanha Gaúcha, em Uruguaiana. Na Estância do Sossego, desde 1924, gerações cultivam o respeito pela terra próspera e valorizam seu potencial. Assim, a família dedica-se a criação de gado de corte e o cultivo de uvas viníferas. Desde 2004, dedica-se a produção de vinhos e espumantes.

A Bodega do Sossego marca o caminho do vinho na fronteira com a Argentina.

Novas rotas e possibilidades de explorar e degustar.

Vinícola Campos de Cima

A Vinícola Campos de Cima conta sua história a partir do seguinte lema “Onde cada garrafa de vinho guarda uma perfeita identidade com as características e tradições desta região.”

Essa marca encontra-se presente na Fazenda Campos de Cima, uma propriedade familiar com mais de 150 anos, com tradição em pecuária, situada em Itaqui, na Campanha Gaúcha, fronteira com a Argentina – Brasil.

A vitivinicultura foi iniciada em 2002, com a plantação de 15 hectares de vinhedos em uma coxilha chamada de Campos de Cima.

GALERIA DE IMAGENS